A pressão alta é uma inimiga silenciosa, perigosa e que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão arterial é responsável por 300 mil mortes por ano, 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente 30 milhões de pessoas sofrem de hipertensão no Brasil. É uma doença praticamente assintomática. Não dá dor de cabeça, tontura, mal-estar ou vertigens, por isso é considerada uma inimiga silenciosa.
A doença é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio), popularmente conhecida como 14 por 9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
Evitando a hipertensão
Alguns fatores, como tabagismo, sedentarismo, obesidade, histórico familiar de hipertensão, estresse e envelhecimento são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da pressão alta. É o mesmo que acontece com o consumo exagerado de sal, que, associado a hábitos alimentares não adequados, também colabora para o surgimento da doença.
A doença compromete principalmente o coração, cérebro, rins e grandes vasos arteriais, causando doenças graves, como o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, derrames cerebrais, insuficiência renal e aneurisma de aorta.
A boa notícia é que a hipertensão pode ser controlada com tratamentos simples e adoção de hábitos mais saudáveis. Empregar um estilo de vida bom para a saúde é o maior aliado para prevenir a doença.
Algumas dicas para evitar o surgimento da hipertensão arterial sistêmica:
- adote uma dieta com pouco sal, rica em vegetais e frutas;
- realize atividade física regularmente e por toda a vida;
- controle o estresse, desenvolvendo técnicas de relaxamento;
- evite o álcool e não fume;
- controle seu peso e, se necessário, trate a obesidade;
- evite a automedicação. vários tipos de drogas podem elevar a pressão arterial, tais como anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios, corticoides, antigripais e analgésicos.
O que fazer caso apresente pressão alta?
A hipertensão é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. De modo geral, a recomendação médica é para que adultos a partir dos 35 anos de idade e sem fatores de risco hereditários ou adquiridos/modificáveis, façam um check-up com o cardiologista anualmente.
A avaliação deve incluir um exame clínico detalhado, eletrocardiograma e análises laboratoriais básicas, tais como hemograma, sumário de urina, exame parasitológico de fezes, creatinina, glicemia de jejum e lipidograma. Quem apresentar algum fator de risco deve procurar um especialista pelo menos a cada seis meses.
O Hospital Icaraí possui diversas frentes de cuidados emergenciais. Se você identificou algum sintoma, não perca tempo: informe-se já sobre os atendimentos de urgência e emergência pela central de atendimento: (21) 3176-5000. Nós estamos na Rua Marquês do Paraná, 233 – Niterói – RJ.