Apoio ainda na maternidade ajuda no sucesso da amamentação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno seja feito por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. A campanha Agosto Dourado foi criada com a finalidade de conscientizar as novas e futuras mamães sobre a importância do aleitamento materno.
A relevância da data se dá ao observarmos os índices de aleitamento exclusivo para crianças menores de dois anos, que aumentaram de 2,9%, em 1986, para 45,7% em 2020. No mesmo período, o índice passou de 4,7% para 60% para crianças menores de quatro anos. A meta estabelecida pela OMS é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.
Oficialmente, o Dia Mundial do Aleitamento Materno é comemorado em 1º de agosto e foi instituído pela OMS por ser considerado de alta importância no desenvolvimento de uma nova vida. O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê após o nascimento.
Se o seu bebê ainda não nasceu, estude sobre a amamentação, procure grupos de apoio e cerque-se de profissionais atualizados e que sejam a favor do aleitamento materno. Preparamos um conteúdo sobre os benefícios para cada mamãe e bebê, continue lendo e encaminhe para uma amiga que também amamenta.
Benefícios do aleitamento para o bebê
Os principais benefícios do leite materno para o bebê são:
- fortalecimento do sistema imunológico: rico em anticorpos, o leite materno é considerado uma forma natural de fortalecer o organismo. Ele protege a criança contra problemas como asma, pneumonia, gripes, dor de ouvido e problemas intestinais, por exemplo.
- prevenção da anemia: essenciais para a produção dos glóbulos vermelhos, as células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, o leite materno contém vitamina B12, ácido fólico e um tipo de ferro altamente absorvido pelo intestino do bebê.
- redução das cólicas: o leite materno é facilmente digerido, o que contribui para evitar problemas como gases e cólicas intestinais. Além disso, protege e repara o intestino do recém-nascido.
Benefícios do aleitamento para a mãe
São inúmeros os benefícios para as mamães e lactantes. Podemos listar alguns, entre eles:
- contribui para a saúde emocional: durante a amamentação, é liberado o hormônio ocitocina. A substância tem um efeito antidepressivo, o que ajuda a controlar a ansiedade e a depressão. Além disso, acalma, reduz o estresse e a pressão arterial.
- colabora na recuperação: durante a amamentação, acontece a contração uterina, o que favorece o restabelecimento do tamanho normal do órgão. Ademais, contribui para a redução do sangramento e previne hemorragias e anemias.
- previne doenças: amamentar reduz as chances de desenvolver câncer de mama, de ovário e útero, combate a osteoporose, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
O apoio à amamentação começa na maternidade
Para muitas mulheres, a amamentação pode ser um processo difícil e, por conta disso, acabam não conseguindo ou não produzindo o leite necessário para nutrir o bebê. A importância do apoio ainda na maternidade ajuda a mais nova mamãe a ter uma amamentação de sucesso.
A jornada da maternidade é, ao mesmo tempo, recompensadora e desafiadora. Por isso, o suporte oferecido pela Maternidade do Hospital Icaraí é essencial para os primeiros momentos da relação entre mamãe e bebê. Aqui, ela contará com o apoio e orientação de uma equipe multidisciplinar e receberá informações sobre a pega, a massagem para a descida do leite, a ordenha, a posição para amamentar, tudo o que pode ajudar mãe e filho a aproveitarem, em sua totalidade, esse momento tão importante para os dois.
Conheça o Hospital Icaraí! Estamos localizados na Avenida Marquês do Paraná, 233, Centro – Niterói. Central de atendimento: (21) 3176-5000.