Hospital Icaraí

Estrutura hospitalar: o que você precisa saber sobre

Estrutura hospitalar: o que você precisa saber sobre

Você sabe qual é a importância e quais são os aspectos mais relevantes de uma estrutura hospitalar de qualidade?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) “declara o hospital como parte integrante de um sistema coordenado de saúde”. Em outras palavras: toda instituição de saúde precisa e deve ter uma estrutura hospitalar organizada para o atendimento e tratamento de pacientes. 

Uma boa estrutura hospitalar pode fazer a diferença durante a prestação de assistência médica e ajudar a salvar muitas vidas. Por isso, trouxemos esse blog post para falar um pouco sobre a importância de se ter uma estrutura hospitalar de qualidade, quais são os aspectos mais relevantes e como isso é o diferencial do Hospital Icaraí.

Infraestrutura e tecnologia 

Quando se pensa em estrutura hospitalar, naturalmente nos vem à mente um pensamento sobre a infraestrutura de um hospital: UTIs, maternidade, quantidade de leitos, etc. Enquanto tudo isso é muito importante para uma instituição que se dedica a salvar e trazer vidas ao mundo, a tecnologia utilizada no hospital também é muito relevante. Como ferramentas de trabalho de médicos, enfermeiros e outras equipes, as tecnologias adotadas nos hospitais podem não só fazer a diferença em um momento de emergência durante uma cirurgia, mas também estar ligadas a um baixo índice de infecção hospitalar, já que, quando nos referimos a tecnologias, incluímos vacinas, medicamentos e aparelhos como filtros e pressurizadores. 

O Hospital Icaraí, felizmente, pode contar com todas esses diferenciais, já que trabalha com alta tecnologia para atender o melhor resultado sempre. Além disso, conta com uma excelente infraestrutura, como: UTIs Pediátrica, Coronariana, Neonatal (em parceria com a Perinatal), Adulta; Unidade de Emergência 24h; Unidade de Transplante, Maternidade, Centro Obstétrico e diversos outros setores responsáveis por tornar sua estrutura hospitalar uma das melhores da cidade de Niterói.  

Equipe especializada

Assim como ter uma boa infraestrutura e bons equipamentos, em um hospital, é importante definir qual é ou quais são as especialidades a que ele deve se dedicar. Isso interfere diretamente na estrutura hospitalar. Quando um hospital tem uma especialidade, torna-se mais fácil coordenar uma equipe especializada e de qualidade. Apenas hospitais de grande porte conseguem ter várias especialidades ao mesmo tempo sem perder a excelência dos seus atendimentos e serviços. 

O Hospital Icaraí, por exemplo, orgulha-se de ter mais de dez especialidades e de se encontrar entre os três melhores hospitais da cidade de Niterói.  

Acreditação da ONA e seus efeitos na estrutura hospitalar

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de um grupo de requisitos, promover a qualidade e a segurança no setor de saúde. Dessa forma, para ser acreditada, a instituição precisa atender aos padrões definidos pela ONA, uma organização de reconhecimento internacional.           

Essa acreditação da ONA constitui um programa de educação das organizações que prestam serviços de saúde a fim de estimular a melhoria contínua. A acreditação da ONA oferece três níveis para avaliar o progresso das instituições, sendo a última e maior a de nível 3, o último nível de acreditação oferecido pela organização.    

E você sabia que, atualmente, o Hospital Icaraí é um dos três hospitais de Niterói a ser acreditado com excelência pela ONA? Para conseguir esse selo, renovado a cada três anos, o Hospital Icaraí precisa se comprometer a sempre oferecer a melhor estrutura hospitalar possível, sempre atuando de forma ética e humana com seus pacientes e colaboradores. 

Quer conhecer mais sobre o Hospital Icaraí? Acesse aqui e lembre-se sempre: “onde houver amor pela arte da medicina, também haverá amor pela humanidade”. Nosso maior objetivo e paixão é salvar vidas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *