Mais uma comodidade para os pais e recém-nascidos da Maternidade HI
O Hospital Icaraí anuncia uma grande comodidade: pensando no conforto e a fim de diminuir as burocracias, os bebês nascidos a partir do dia 1º de outubro, contarão com o serviço gratuito de registro cartorial.
O HI preza por uma assistência humanizada e, ao oferecer um serviço como esse, o hospital contribui para que o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) seja cumprido, facilitando o acesso ao registro de nascimento.
Além de ser uma violação ao direito a um nome, a falta do registro de nascimento impossibilita a criança a uma série de serviços sociais básicos, direitos mais fundamentais e programas sociais. Além disso, sem a certidão de nascimento, outros documentos não podem ser emitidos, como a carteira de identidade (RG), CPF, passaporte, entre outros .
Quem pode registrar o bebê
O registro de nascimento pode ser feito pelo pai da criança, pela mãe ou pelos seus avós, sem a necessidade de comparecimento de nenhuma outra pessoa. Abaixo, os documentos necessários para o registro:
- documento de identificação do declarante (RG, CNH, Carteira de Trabalho, passaporte ou qualquer outro documento oficial e original com foto);
- documento de identificação da mãe (caso esteja com o nome de solteira, é necessário apresentar a Certidão de Casamento);
- CPF do declarante;
- CPF da mãe;
- Declaração de Nascido Vivo, emitida pelo Hospital Icaraí.
Esse é um serviço opcional, que funcionará no 4º andar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h, no 4º andar. Os pais podem optar por registrar o seu bebê em outro cartório de sua preferência, no prazo máximo de 15 dias após o nascimento da criança.
Venha conhecer as instalações da Maternidade HI e as facilidades e serviços oferecidos. Estamos na Avenida Marquês do Paraná, 233, Centro – Niterói. Dúvidas ou informações, entre em contato com a nossa central de atendimento: (21) 3176-5000.