Conheça os diferentes tipos, sintomas e opções de tratamento
Silenciosas no início, as hepatites virais, se não tratadas, podem evoluir de maneira a comprometer severamente a saúde do indivíduo. Em alguns casos, pode levar a óbito. Conheça a doença, suas formas e, principalmente, como tratar.
O QUE SÃO AS HEPATITES VIRAIS?
As hepatites virais são doenças inflamatórias que acometem o fígado e são causadas por diferentes vírus, conhecidos como vírus das hepatites A, B, C, D e E.
COMO ACONTECE A INFECÇÃO?
Esses vírus podem ser transmitidos por meio diferentes. Alguns deles são:
- contato com sangue infectado;
- relações sexuais desprotegidas;
- compartilhamento de agulhas contaminadas;
- ingestão de alimentos ou água contaminada.
TIPOS DE HEPATITES VIRAIS
HEPATITE A: Geralmente transmitida por consumo de alimentos ou água contaminada. A boa notícia é que a hepatite A é uma doença autolimitada, o que significa que a maioria das pessoas se recupera espontaneamente sem desenvolver complicações crônicas.
HEPATITE B: Transmitida pelo contato com sangue, fluidos corporais ou de mãe para filho durante o parto. A hepatite B pode variar de uma infecção aguda para uma infecção crônica, levando a problemas graves de saúde, como cirrose hepática e câncer de fígado.
HEPATITE C: Também é transmitida por meio do contato com sangue infectado. A hepatite C é uma das principais causas de cirrose hepática e câncer de fígado em todo o mundo. Felizmente, existem tratamentos altamente eficazes disponíveis para combater a doença.
HEPATITE D: Essa forma de hepatite ocorre apenas em pessoas já infectadas com o vírus da hepatite B. A hepatite D é considerada a forma mais grave de hepatite viral, aumentando o risco de doença hepática crônica e outras complicações.
HEPATITE E: Geralmente é transmitida pela ingestão de água contaminada ou alimentos mal higienizados. A maioria das pessoas se recupera totalmente da hepatite E, mas, em algumas situações, como em mulheres grávidas, a doença pode ser mais grave.
SINTOMAS DAS HEPATITES VIRAIS
Os sintomas das hepatites virais podem variar de leve a grave e, em alguns casos, podem ser assintomáticos, isto é, não apresentar sintomas. No entanto, os sinais mais comuns incluem:
- fadiga;
- perda de apetite;
- náuseas;
- vômitos;
- dores abdominais;
- icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos);
- urina escura e fezes claras.
TRATAMENTOS DISPONÍVEIS
Os tratamentos para as hepatites virais variam de acordo com o tipo e a gravidade da infecção.
Para a hepatite A: repouso, hidratação adequada e cuidados gerais com a saúde são, normalmente, suficientes para a recuperação.
Para as hepatites B, C, D e E: requerem tratamento específico, incluindo medicamentos antivirais, acompanhamento médico regular e, em alguns casos, transplante de fígado.
IMPORTANTE
As hepatites virais são um problema de saúde pública global, mas, com o devido conhecimento e cuidados, é possível prevenir, diagnosticar e tratar a doença de forma eficaz.
É importante destacar que existe vacina segura e disponível contra as hepatites virais em unidades de saúde pública e particular. Elas devem ser administradas ainda na infância, mas podem ser aplicadas na fase adulta também.
Mantenha bons hábitos de higiene e faça a testagem para as hepatites virais, caso não saiba se tem a doença, assim você garante um diagnóstico precoce e pode se tratar adequadamente.